sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Na rede estadual do RJ, professores mantêm greve que já dura 40 dias e, Prefeitura do Rio continua...

Os profissionais da rede estadual de educação do Rio de Janeiro decidiram na tarde desta sexta-feira (20) manter a greve que já dura mais de 40 dias. Nesta sexta, professores municipais invadiram o prédio da prefeitura. Eles também estão em greve.
Segundo o Sepe (Sindicato Estadual de Profissionais de Educação do Rio de Janeiro), a decisão ocorreu durante uma assembleia realizada em frente à Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). O próximo encontro será na quinta-feira (26) às 10h. A categoria está em greve desde o dia 8 de agosto.A rede estadual é a responsável pelas turmas do ensino médio nas escolas públicas. A paralisação ocorre um mês antes do Enem  (Exame Nacional do Ensino Médio), que será aplicado nos dias 26 e 28 de outubro.

"Prejuízo"

Em nota enviada nesta sexta, a Seeduc (Secretaria de Estado de Educação) disse que 789 servidores, de um total de 91 mil, faltaram ao trabalho.
"A Seeduc notifica os servidores em greve para retornarem imediatamente ao serviço e apresentarem justificativas para as ausências havidas. Desde o dia 6 de setembro, o Sepe está sendo multado em R$ 300 mil por dia por descumprimento de decisão judicial que determinou a suspensão do movimento", disse.
A secretaria também diz que negociou com o Sepe em cinco ocasiões e que os sindicalistas não querem uma solução, mas sim, prejudicar alunos, pais e a Seeduc. Cerca de 30 mil alunos estão sem aulas.
Fonte http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/09/20/na-rede-estadual-do-rj-professores-mantem-greve-que-ja-dura-40-dias.htm


Professores protestam no Rio Janeiro 56 fotos

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20.set.2013 - Os profissionais da educação municipal do Rio decidiram retomar a greve que havia sido suspensa no dia 10. Eles dizem que o plano de carreira apresentado pelo prefeito Eduardo Paes não é satisfatório Levy Ribeiro/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

Profissionais da Educação fazem protesto em Nova Friburgo, RJ

Paralisação é por tempo indeterminado.
Profissionais reivindicam abono salarial e outras melhorias.



Professores e profissionais da educação de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, estão realizando uma passeata em direção à prefeitura da cidade como forma de protesto. Com faixas e cartazes, os educadores gritam palavras de ordem como "O povo na rua, Cabral, a culpa é sua", se referindo ao prefeito Rogério Cabral.
O protesto começou por volta das 15h30, após uma assembleia na sede do Sindicato dos Têxteis, onde ficou decidido que a greve será por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (23). Centenas de professores caminharam pela Avenida Alberto Braune, deixando o trânsito lento no local. A categoria está paralisada desde a quarta-feira (18) e solicita a incorporação do abono salarial de R$130 ao piso da classe, a chamada dos concursados de 1999 e 2007, plano de cargos e salários aos profissionais e reposição salarial dos últimos anos.
Segundo Luiz Salarini, presidente do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), cerca de 80% dos profissionais da educação aderiram à paralisação. Já a prefeitura diz que 33% das unidades escolares pararam total ou parcialmente. A manifestação terminou por volta das 16h30, sem que ninguém da prefeitura recebesse a categoria.
Esta semana, a prefeitura divulgou nota alegando que os concursados de 1999 estão sendo chamados e que as convocações e admissões do concurso de 2007 estão suspensas, por orientação da procuradoria, até que 100% dos casos de 1999 sejam resolvidos.
Nesta sexta-feira (20), a secretaria de Educação informou que a proposta de incorporação de abono salarial já foi encaminhada para votação na Câmara de Vereadores e deve passar a valer em 2014. Com relação ao plano de cargos e salários dos profissionais de apoio ao magistério, a prefeitura disse que a proposta está sendo analisada, para depois ser remetida à Câmara. O prefeito Rogério Cabral se comprometeu a anunciar até o dia 30 de outubro quando a análise será encaminhada aos vereadores.
De Juliana Scarini - Do G1 Região Serrana

Educação básica-- Festival selecionará vídeos de alunos sobre qualidade do ensino

Estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil podem fazer a inscrição, até 7 de outubro, para participar do 2º Festival Nacional Imagens EMdiálogo. Eles devem produzir vídeos com duração máxima de cinco minutos que abordem a qualidade da educação no país. O tema para a produção é A Escola, a Aula e Eu.

Os vídeos podem ser realizados nas modalidades de ficção, documentário, animação ou experimental. Os estudantes devem usar a tecnologia disponível, como filmadoras de uso doméstico, câmaras de celulares, fotografia digital, softwares de edição de imagens e som e imagens de arquivo da web. “O que está em jogo é a linguagem digital, a possibilidade de uma nova escrita, a partir das novas tecnologias que estão à mão desses estudantes”, explica Geraldo Pereira, responsável pela coordenação do evento.

Para a seleção, serão avaliados itens como adequação do filme ao tema do festival, originalidade e reflexão sobre o cotidiano escolar e a vida do estudante no ensino médio. A lista dos vídeos selecionados será divulgada em 14 de outubro. Os três primeiros colocados participarão, em novembro próximo, da 12ª edição do Festival Arariboia Cine, em Niterói (RJ).

O Festival Imagens EMdiálogo é promovido pelo portal EMdiálogo Ensino Médio, uma das iniciativas da rede de parceria formada por nove universidades federais. É coordenado pelo Observatório Jovem da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem o apoio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.

O festival é realizado totalmente on-line, no portal. Os vídeos inscritos poderão ser vistos a partir de 18 de outubro. As inscrições a postagem do vídeo devem ser feitas na página do festival na internet.

Assessoria de Comunicação Social

Educação inclusiva- Experiências de secretarias e escolas podem valer prêmios

O Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – A escola aprendendo com as diferenças recebe inscrições até 12de outubro, pela internet. O foco da terceira edição é a educação infantil. As secretarias de educação de estados, municípios e do Distrito Federal devem apresentar trabalhos sobre a gestão, a organização e oferta em suas redes e as escolas públicas, experiências sobre a construção do projeto político pedagógico e do desenvolvimento de práticas inclusivas.

Martinha Clarete Dutra dos Santos, diretora de políticas de educação especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), explica que o ministério vai estudar cada experiência desenvolvida pelas redes e escolas para premiar e depois compartilhar com o país todo. O prêmio é uma oportunidade para que as redes e as escolas mostrem e como estão fazendo a educação inclusiva, diz a diretora.

Na terceira edição, o Prêmio Experiência Educacionais Inclusivas vai selecionar seis trabalhos, sendo três de secretarias de educação e três de escolas. Dará menção honrosa para um curso de formação inicial ou continuada de professores que se destaque pela abordagem da educação infantil inclusiva.

Prêmios – Para experiências em gestão, organização e oferta de educação infantil inclusiva nas suas redes, as secretarias de educação concorrem a três prêmios. Para o primeiro colocado, visita de intercâmbio para conhecer uma experiência internacional na área. O destino deve ser a Itália ou a Espanha. Os prêmios são passagem, alimentação e hospedagem durante sete dias para dois representantes da secretaria, além de troféu e diploma, e publicação do trabalho pelo Ministério da Educação e Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

O segundo e o terceiro lugares farão visitas de intercâmbio para conhecer experiências brasileiras. Receberão passagens e terão custeadas a hospedagem e alimentação durante quatro dias para dois representantes da secretaria de educação. Troféu, diploma e divulgação do relato pelo MEC e OEI também fazem parte do prêmio.

Para as escolas, tem prêmio em dinheiro, visita de intercâmbio para conhecer uma experiência nacional na categoria, troféu e diploma. O primeiro lugar receberá R$ 10 mil; o segundo, R$ 8 mil, e o terceiro, R$ 6 mil. O curso melhor avaliado pela comissão julgadora receberá menção honrosa, troféu, diploma e terá a divulgação de artigo sobre o curso de formação feita pelo MEC e OEI.

Ionice Lorenzoni- MEC

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Inscrições abertas para curso 'Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Diversidade'

Mais uma oportunidade de qualificação para os profissionais da rede municipal de ensino. Estão abertas até terça-feira (24) as inscrições para o curso de Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Diversidade. A programação é uma ação integrada entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a secretaria de Educação. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.nuec.uff.br. O curso terá a duração de 180 horas. Deste total, 120 horas são direcionadas para aulas à distância e 60 são presenciais. 

A aula inaugural está prevista para acontecer no dia 26 de outubro no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói (RJ). A participação dos professores do ensino municipal no curso foi acertada em uma reunião com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz e a integrante do Núcleo de Educação e Cidadania da UFF, Renata Basílio.

O local do curso está sendo definido. O objetivo é reforçar a capacitação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e alfabetizadores. A programação será ministrada pela Universidade Federal Fluminense, por meio da Universidade Aberta do Brasil – Núcleo de Educação e Cidadania.

A programação vai abranger temas como diversidade dos sujeitos envolvidos nos processos educativos, levando em conta as determinações de classe, gênero, raça, etnia e idade.

EJA - A rede municipal conta com 31 polos com EJA. Deste total, 27 escolas funcionam no período da noite e quatro durante o dia. Entre as unidades que abrangem o maior número de estudantes estão Colégio Municipal Botafogo, Balneário Lagomar, Wolfango Ferreira, Engenho da Praia, Cláudio Moacyr de Azevedo e Samuel Brust. Na lista também estão as unidades situadas na Serra que contam com EJA de Ensino Médio como Pedro Adami, Ivete Santana e Carolina Curvello Benjamin.

Capacitação - Outra novidade é que a cada 15 dias acontece a Formação Continuada com os profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos. O próximo encontro periódico vai acontecer na sexta-feira (27), das 8h às 12h e das 13h às 17h, no auditório 38 da secretaria de Educação.

fonte http://www.macae.rj.gov.br/noticias/

Prefeito de Rio das Ostras se reuniu com jovens estudantes do Programa Print (Programa Pró-interação) de Tecnologia Educacional

Reunião discute tecnologia aplicada à educação

Foto do prefeito Sabino em reunião com alunos bolsitas do Programa Pró-Interação em seu gabinete
Prefeito recebeu alunos do Programa Pró-Interação -Print, da Secretaria de Educação
Foto: Mauricio Rocha
Aquisição de novos e mais modernos equipamentos para as salas de informática e criação de projetos tecnológicos a serviço da educação em Rio das Ostras foram alguns dos pontos debatidos no encontro desta terça, 17, entre o prefeito Sabino, alunos do Print-Programa Pró-interação e o coordenador, Johnny Charles. O programa, da Secretaria de Educação, oferece capacitação em informática aos estudantes da rede municipal, formando monitores, e ainda desenvolve projetos de informática educativa. 

A reunião dá continuidade à política de diálogo da atual gestão, que dá voz a diferentes segmentos da população para buscar melhorias. Os jovens apontaram a necessidade de atualização do sistema de informática das unidades escolares. Sabino informou que a Prefeitura está empenhada na modernização dos equipamentos e sistemas, não só das escolas, como dos próprios públicos em geral. 

“Estamos atentos a essa necessidade e vamos melhorando os sistemas de acordo com as possibilidades da Administração Municipal. Nosso objetivo é que os alunos possam usufruir dos avanços tecnológicos nas escolas, o que contribui para sua formação. A tecnologia também deve servir para que a população possa ganhar com a agilidade nos serviços públicos”, explicou Sabino. 

Está prevista a atualização de todos os laboratórios de informática das escolas, o que traz também a necessidade de investimentos em infraestrutura, que incluem modernização dos sistemas elétrico e de telecomunicações. 

MULTIPLICADORES - Sabino também pediu aos alunos que proponham novos projetos tecnológicos a serem desenvolvidos pelo Print. Por seus conhecimentos e facilidade de acesso à Internet, os participantes do Programa podem ainda servir como multiplicadores de informações de interesse público, ações e programas municipais, divulgados no Portal da Prefeitura de Rio das Ostras e nas mídias sociais.

Educação a distância cresce mais que a presencial



Educação a distância cresce mais que a presencial (Wies van Erp/Creative Commons)
 A educação a distância (EAD) cresceu mais que a educação presencial de 2011 a 2012. Em um ano, houve um aumento de 12,2% nas matrículas da EAD, enquanto a educação presencial teve um aumento de 3,1%. Apesar do crescimento, o ensino a distância ainda representa 15,8% das matrículas. Os dados são do Censo da Educação Superior de 2012, divulgados hoje (17) pelo Ministério da Educação (MEC).

O índice do ensino fora de sala de aula ainda é baixo, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. "Quando olha para a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico], quase a metade das vagas é a distância. Temos espaço para crescer". Ele ressalta que é preciso garantir a qualidade do ensino. A intenção é ampliar a oferta nas instituições federais. De acordo com o censo, a maior parte das matrículas em EAD está na rede privada (83,7%) e é oferecida por universidades (72,1%). 
No ensino presencial, o ministro destacou o crescimento das matrículas nos cursos tecnológicos, que aumentaram 8,5% de 2011 a 2012. Segundo Mercadante, o crescimento foi significativo, embora os cursos concentrem apenas 13,5% das matrículas. As matrículas de bacharelado cresceram 4,6% e representam 67,1% do total, enquanto nos cursos de licenciatura, o crescimento foi 0,8% - 19,5% das matrículas são em licenciatura.
Quanto ao turno, em 2012, mais de 63% dos alunos dos estidantes presenciais de graduação estudavam à noite. Na rede privada, 73% das matrículas é nesse turno. Na rede federal, a maior parte das matrículas, 70% é no turno diurno. O ministro explica que o ensino noturno é importante para que parcela da população que precisa trabalhar tenha acesso ao ensino superior.
"Temos aumentado a oferta de ensino noturno nas federais também, mas essas instituições mantêm também o diurno", diz. "O ensino diurno permite mais tempo ao estudo. Quem estuda no noturno em geral trabalha durante o dia. No diurno, estuda-se em um turno e trabalha-se no contraturno. Na média, o diurno tem desempenho acadêmico melhor que o noturno".
Os cursos com maior número de alunos no Brasil são administração (833.042), direito (737.271) e pedagogia (602.998). Em seguida vem ciências contábeis (313.174), enfermagem (234.714), engenharia civil (198.326), serviço social (172.979), psicologia (162.280), gestão de pessoal (157.753) e engenharia de produção (129.522).   
O censo aponta que o ensino superior atingiu, no ano passado, 7.037.688 de matrículas na graduação, o que representa crescimento de 4,4% em relação a 2011. O número de calouros foi 2.747.089, um crescimento de novas matrículas de 17,1% em relação a 2011. O número de concluintes teve uma variação menor, 3,3%, passando de 1.016.713 em 2011 para 1.050.413 em 2012.
Edição: Fábio Massalli EBC

Prêmio Professores do Brasil - Experiências pedagógicas devem ser inscritas até 30 de outubro

Podem concorrer ao prêmio os professores da educação básica em exercício nas redes oficiais e em instituições que mantenham convênio com o ensino público (foto: Wanderley Pessoa/MEC – 28/3/07)comunitárias, filantrópicas e confessionais que mantenham convênio com as redes públicas de educação básica. Os educadores devem relatar projetos com resultados comprovados durante o ano letivo de 2012 ou de 2013, desde que tenham sido fechados até a data de início das inscrições.

As experiências, conforme o regulamento, concorrProfessores da educação básica que tenham desenvolvido experiências pedagógicas bem-sucedidas nas escolas podem participar do 7º Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação. As inscrições estão abertas até 30 de outubro. Nesta edição, serão selecionados até 40 trabalhos, oito por região do país.

Para incentivar os educadores a participar do prêmio, o coordenador-geral de tecnologias da educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Maurício de Almeida Prado, esclarece que a experiência não precisa ser inédita ou inovadora, mas deve estar bem fundamentada, ser bem executada, bem-sucedida e ter produzido impacto na aprendizagem. “É esse tipo de projeto que o ministério quer conhecer, avaliar e premiar”, explica o coordenador. Até terça-feira, 17, 301 educadores tinham feito inscrição. A expectativa do MEC é ultrapassar três mil participantes.

Os autores dos trabalhos receberão R$ 6 mil, troféus e certificados. Os primeiros colocados em cada uma das oito subcategorias, que serão conhecidos apenas no dia da premiação, terão um adicional de R$ 5 mil. As escolas em que foram desenvolvidas as experiências vencedoras ganharão placa comemorativa.

Podem concorrer ao prêmio professores em exercício nos sistemas públicos de ensino e em instituições em nas categorias temas livres e temas específicos. A primeira, abrange as subcategorias educação infantil; séries–anos iniciais do ensino fundamental; séries–anos finais do ensino fundamental; ensino médio. As subcategorias de temas específicos são educação integral e integrada; ciências para os anos iniciais; alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental; educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo. Cada educador só pode concorrer com um trabalho.

Inscrição — Na primeira etapa do processo de inscrição, o professor preenche o formulário e o envia pela internet. O relato da experiência é enviado pelos Correios — Sedex ou correspondência normal, com aviso de recebimento. Nos dois casos, o prazo final é 30 de outubro.

Com o relato, segue cópia de documento de identidade e do CPF; atestado da secretaria da escola na qual o projeto foi desenvolvido de que o professor está no efetivo exercício da atividade docente; fotografias e recortes de jornais ou revistas nas quais o trabalho tenha sido divulgado.

No momento de descrever o trabalho, os educadores devem prestar atenção aos critérios de avaliação — clareza e objetividade do relato e do conteúdo, respeito às normas da língua portuguesa, consistência pedagógica e conceitual, atendimento aos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) em itens como sucesso escolar e qualidade da aprendizagem dos estudantes, permanência na escola, inclusão social, racial e digital.

O trabalho e os documentos devem ser enviados para: Prêmio Professores do Brasil – 7ª edição. Programa Núcleo de Estudos de Ciência e Matemática (Pronecim). Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça. Rua Ildefonso Simões Lopes, 2.791, Bairro Sanga Funda. CEP: 96060-290, Pelotas (RS).

Nas duas primeiras edições do prêmio, em 2005 e 2007, participaram professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Em cada edição, houve 20 projetos ganhadores. A partir de 2008, o prêmio foi estendido a toda a educação básica. O número de selecionados subiu para 40.

O regulamento e todas as informações para os concorrentes estão na página do 7º Prêmio Professores do Brasil na internet.  

Ionice Lorenzoni- MEC

Novo programa pretende estimular vocações de professor e cientista

O Ministério da Educação lançou nesta quarta-feira, 18, em Brasília, o programa Quero Ser Professor, Quero ser Cientista, voltado para os estudantes do ensino médio da rede pública. A proposta do programa é despertar vocações docentes e científicas, com ênfase em matemática, química, física e biologia.


Inicialmente, serão oferecidas 40 mil bolsas de iniciação júnior, no valor de R$ 150, para estimular a participação dos estudantes em atividades de monitoria, pesquisa cientifica e tecnológica, bem como em visitas a universidades federais para manter contato com laboratórios e pesquisas. A meta é ofertar 100 mil bolsas.

“No contraturno, os alunos vão fazer pesquisa e terão apoio de professores universitários”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Eles vão visitar laboratórios de física, química, vão fazer pesquisa em matemática e biologia para desenvolver o talento e estimular a vocação para áreas em que o Brasil ainda tem demandas abaixo do que precisa.”

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concede atualmente 10 mil bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai oferecer outras 30 mil, com início previsto para 2014. O investimento inicial será de R$ 54 milhões no primeiro ano. 

As bolsas de iniciação júnior serão prioritariamente concedidas a estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental da rede pública dos estados, preferencialmente em escolas participantes do Programa Ensino Médio Inovador. Também são candidatos às bolsas os premiados em olimpíadas cientificas e participantes de projetos vinculados a programas apoiados pela Capes e pelo CNPq.

Até o fim deste mês, será publicada portaria da Capes para a adesão, ao novo programa, de universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia participantes de programas de formação e valorização docente da própria Capes. As instituições que aderirem terão de apresentar propostas de atividades a serem desenvolvidas em articulação com as secretarias estaduais de Educação.

Exemplo — O estudante Renato Ferraz Pinto, 19 anos, participou da cerimônia de lançamento do programa do MEC. Desde os 12 anos, Renato participa da Olimpíada Brasileira de Informática. Este ano, ele ficou em sétimo lugar na competição, que envolveu participantes de 80 países. Segundo ele, iniciativas como a do novo programa são fundamentais para estimular os estudantes.

Assessoria de Comunicação Social-MEC

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Experiência bem-sucedida vira lei em município fluminense

Sexta-feira, 06 de setembro de 2013 - 13:38

Sistema de ensino em Rio das Ostras (RJ) registrou elevado crescimento no Ideb em quatro anos ao implantar método próprio de avaliação dos estudantes (foto: riodasostras.rj.gov.br)Em 2007, o município de Rio das Ostras, na Região dos Lagos fluminense, implantou o Sistema de Avaliação Educacional (Saero), com o propósito de reduzir a distorção idade-série e o número de reprovações. O índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas municipais era então de 5,0. Quatro anos depois, em 2011, Rio das Ostras alcançou o índice de 5,7 e superou as metas estabelecidas no Ideb para aquele ano. Em razão dos bons resultados, o sistema de avaliação foi institucionalizado pela Lei Municipal nº 1.764/2012.

O Saero consiste na obtenção de dados que apontem avanços e defasagens no desempenho escolar de cada estudante do ensino fundamental. Antes de se tornar lei municipal, a experiência foi uma das dez vencedoras, em 2011, do Prêmio Inovação em Gestão Educacional, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

De acordo com o diretor do Departamento de Avaliação Sistêmica da Secretaria de Educação de Rios das Ostras, Maurício Santana, a conquista do prêmio foi fundamental para o Saero ser transformado em lei. “Com a promulgação da lei, a previsão, em 2013, é de avaliarmos mais de 16 mil estudantes do ensino fundamental”, destaca Santana. É meta da secretaria, em 2014, estender a aferição a outras etapas da educação básica.

Prêmio — Até o dia 30 próximo estão abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional. Podem concorrer experiências desenvolvidas por órgãos municipais gestores do ensino. Elas devem estar em vigência e implantadas há pelo menos 18 meses, além de já ter apresentado resultados. Os dirigentes municipais podem inscrever até quatro experiências, uma para cada área temática do prêmio:
• Gestão pedagógica — Relacionada ao planejamento e à organização do sistema educacional do município e das unidades escolares quanto ao gerenciamento de recursos e à elaboração e execução de projetos pedagógicos.
• Gestão de pessoas — Relacionada ao uso de métodos e técnicas que envolvam a formação e o desenvolvimento dos profissionais, bem como ao incentivo à participação em decisões políticas e técnicas e valorização de mérito.
• Planejamento e gestão — Relacionada ao uso de métodos e técnicas de gestão pública na educação do município.
• Avaliação e resultados educacionais — Relacionada ao desenvolvimento e ao uso de instrumentos e de tecnologias de avaliação e de monitoramento dos processos e resultados educacionais do município e seu uso na orientação em tomadas de decisões de gestão e de práticas educativas.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Salário dos professores é uma das prioridades na aplicação dos royalties

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou nesta quarta-feira, 11, do programa de rádio Bom Dia, Ministro. Ele falou sobre o impacto da lei que destina 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação, sancionada na segunda-feira, 9, pela presidenta da República, Dilma Rousseff. Mercadante afirmou que a educação infantil e a melhoria do salário dos professores estão entre as prioridades para a aplicação dos recursos dos royalties do petróleo. 

“A aprovação do projeto dos royalties vai muito além do orçamento deste ano e dos próximos. Os royalties são exatamente para preparar o Brasil pós-petróleo. Não há como preparar de forma mais consistente”, salientou o ministro.  

Outros temas – O ministro também aproveitou para responder perguntas sobre diversas iniciativas do MEC, entre elas o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A entrevista foi transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite.

O Enem tem mais de 7 milhões de inscritos confirmados neste ano, um aumento de 24% em relação aos 5,7 milhões de participantes confirmados em 2012. No programa, o ministro relembrou que o MEC tem monitorado mais de 70 mil casos específicos, como por exemplo as mais de três mil gestantes que têm previsão de dar a luz em outubro, os 14 candidatos que são surdos e mudos, entre outros casos.

Mercadante ainda ressaltou que o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior e profissionalizante, com oportunidades no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni), no Financiamento Estudantil (Fies), além das vagas dos cursos técnicos gratuitos no Sisutec. 

“Temos uma multidão de gente querendo estudar e isso é muito bom. Nossa obrigação é atender essa demanda e buscar aprimorar cada vez mais”, pontuou o ministro da Educação. 
 
Assessoria de Comunicação Social-  MEC