quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CONVIVA EDUCAÇÃO -SITE DE TREINAMENTOS PARA NOVOS GESTORES E EDUCADORES FOI LANÇADO PELO MEC HOJE



Neste começo de ano, no mínimo 70% dos mais de cinco mil municípios brasileiros recebem novos secretários de educação, com ou sem experiência em gestão pública, é o que calcula a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). De acordo com a presidente da organização, Cleuza Repulho, a falta de informações e registros sobre as secretarias e seus programas dificulta esse processo de transição.

Para auxiliar o trabalho das secretarias municipais de educação a administrar sua rede ensino, possibilitando o foco na eficácia da aprendizagem, a Undime, em parceria com outras 12 instituições, lança a plataforma digital Conviva Educação.

Lá, os dirigentes terão acesso a documentos, leis, dados educacionais relacionados ao seu município, ferramentas para o planejamento de atividades, formação, troca de experiências e espaço para articulação, além de boas práticas nacionais e internacionais no setor.

As informações estão organizadas pelos temas: Gestão Orçamentária, Calendário Escolar, Demanda Escolar, Alimentação Escolar, Transporte Escolar, Material Pedagógico, Remoção e Atribuição, e também Suprimentos e Serviços Públicos.

“Dentro disso, há dados úteis como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), número de escolas que são atendidas com água fornecida pela concessionária local ou por poço artesiano, por exemplo”, explica Cleuza.

A ideia do site, segundo ela, foi concentrar esforços nas questões cotidianas dos gestores que impactam nas unidades escolares, nos estudantes e na comunidade. “Pautados sempre na transparência, o mais importante é vincular investimento à aprendizagem dos alunos”, acredita.

O acesso ao ambiente virtual é disponibilizado gratuitamente aos dirigentes e outros membros da equipe municipal de Educação. Durante esta semana, os representantes da Undime estarão reunidos para se familiarizarem com o sistema e depois repassarem as orientações aos secretários.

Novos prefeitos devem universalizar acesso à pré-escola até fim do mandato


Clipping - 02/01/13

Do Portal EBC

Os prefeitos empossados neste ano de 2013 terão uma tarefa especial a cumprir até o fim dos seus mandatos, em 2016. Não é promessa de campanha, é lei. É nesta data que terminará o prazo para a universalização da pré-escola, medida prevista em uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional em 2009.

A pré-escola é a etapa anterior ao ensino fundamental e compreende a faixa etária dos 4 aos 5 anos de idade. Antes da mudança na Constituição, o ensino fundamental era a única fase escolar obrigatória no Brasil. Depois da emenda, o ensino passa a ser obrigatório dos 4 aos 17 anos, incluindo a pré-escola, o ensino fundamental e o médio. É dever dos pais matricular seus filhos a partir dos 4 anos e obrigação das redes de ensino garantir a vaga para todos as crianças a partir da mesma idade. O prazo de adaptação à nova regra termina em 2016, por isso os novos prefeitos deverão ter como prioridade em seus mandatos ampliar o número de escolas e vagas na pré-escola.

Os dados mais recentes do IBGE indicam que 1.154.572 crianças de 4 e 5 anos ainda estavam fora da escola em 2010. Apesar do enorme contingente ainda excluído, a matrícula na pré-escola avançou significativamente na última década. Em 2000, apenas 51,4% tinham acesso a educação nesta faixa etária, patamar que saltou para 80,1% em 2010.

“Em qualquer lugar do mundo, ter mais de 1 milhão de crianças fora da escola é muito. E se olharmos quem são essas crianças, é motivo para se preocupar ainda mais. Elas são as mais pobres, com algum tipo de deficiência e moradoras do campo. Esses são grupos que historicamente não têm acesso à escola”, explica Cleuza Repulho, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e também secretária de educação de São Bernardo do Campo (SP).

O custo para as redes municipais garantirem o cumprimento da lei não é baixo. Será preciso construir mais escolas e contratar mais profissionais, além dos gastos necessários para manter as estruturas em funcionamento. Cleuza aponta que alguns municípios avançaram mais na cobertura da pré-escola porque se planejaram e organizaram a ampliação da oferta. Mas boa parte deles precisarão de mais recursos para conseguir cumprir a lei.

“Se a gente reconhece que 80% dos municípios brasileiros não têm arrecadação própria e vivem de repasse dos governos federal e estadual, a gente tem a clareza de que sem novos recursos não é possível ampliar a oferta”, destaca.

A creche é a etapa escolar responsável por atender crianças com até 3 anos de idade – na sequência elas são encaminhadas à pré-escola. Entretanto, ela não é obrigatória. Por isso, o acesso das crianças à creche é ainda menor: apenas 23% da população nesta faixa etária frequentava a escola em 2010

Fonte http://portal.aprendiz.uol.com.br/2013/01/02/prefeitos-precisam-comecar-em-2013-a-criar-14-milhao-de-vagas-para-as-criancas-de-4-e-5-anos/

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Encontro de Prefeitos 2013

Encontro de Prefeitos e Gestores realizado hoje, 29 de janeiro de 2013, por meio do Ministério da Educação, contou com a presença da Presidenta Dilma e principalmente do Ministro da Educação Aluisio Mercadante.

"O Ministério da Educação ofereceu aos prefeitos eleitos e gestores municipais um levantamento informatizado de todos os programas do ministério que podem melhorar a qualidade da educação no município.
O site  http://encontroprefeitos2013.mec.gov.br/ apresenta programas , e um
Relatório de Ações e o Painel Público com dados específicos sobre cada um dos municípios do país."

Ministério da Educação recebe solicitação de Prefeitos para que professores tenham direito à merenda

O Ministro da Educação Aloisio Mercadante recebeu de prefeitos a solicitação  para que professores da Educação Básica tenham direito a merenda escolar restrita apenas ao alunos da Rede Pública de ensino.


Hoje em encontro com gestores de todo país o ministro fez um discurso sobre as parcerías que estão disponíveis entre o Ministério e os municípios do Brasil

Relata  que a solicitação dos prefeitos constitui que os professores pudessem realizar alimentação junto com os alunos  com a merenda escolar. " (...) E eu acho razoável que eles estão trabalhando e possam comer a mesma merenda que o estudante", afirmou após a fala. "*

 Dois projetos de lei sobre esse assunto já estão tramitando no Congresso Nacional. "Um deles garante à alimentação ao docente "sem prejuízo de auxílio-alimentação ou de quaisquer outros benefícios com semelhante finalidade que possam perceber". A outra proposta dá direito à alimentação dos professores "quando houver alimento excedente".* 


FONTE:
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1222166-mec-apoia-acesso-de-professor-da-educacao-basica-a-merenda.shtml



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu prepara evento para Professores


 
 


A volta às aulas em Casimiro de Abreu oficialmente acontecerá em 18 de fevereiro, mas antes disso, a Secretaria Municipal de Educação se prepara para uma série de atividades de planejamento e palestras motivacionais. No próximo dia 31, a secretária Sônia Coelho se reunirá com diretores de escolas e equipe de profissionais na Fundação Municipal (Sítio Agrícola), às 9h30, para abordar vários temas.
Na ocasião, os participantes estarão em contato com a diretora de administração financeira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Maria Thereza Lopes de Azevedo. “Nós a convidamos por se tratar de uma excelente profissional que está habituada a abordar as ferramentas de motivação. A área de educação exige profissionais capacitados e também entusiasmados com o trabalho”, comentou Sônia Coelho.
No dia 1º de fevereiro, os professores da rede municipal de ensino retornarão às escolas para dar início ao programa de volta às aulas. Um outro encontro está previsto para acontecer no dia 5, para a abertura do período letivo e realização de palestra com o professor convidado José Augusto Abreu Aguiar. “Ele foi secretário de Educação em Macaé e dá aulas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima). As palestras acontecerão na sede do município e também em Barra de São João. O objetivo é oferecer aos professores mais estímulo e capacitação nas suas atividades”, concluiu a secretária de Educação.
Publicado em 24/1/2013 site www.casimirodeabreu.rj.gov.br